Vigilante da Natureza

O setor da Conservação da Natureza e das Florestas é composto, entre outros, pelos Vigilantes da Natureza, que representam uma força inigualável na conservação da natureza, em particular, ambiente e florestas em geral, incorporando o sistema de proteção civil.
No sentido de dar uma resposta efetiva aos problemas existentes, alguns já antigos e outros mais recentes, o SNPC, organização sindical dos trabalhadores da conservação da natureza e do setor florestal, apresenta este caderno reivindicativo com base em propostas dos seus associados e de todos os trabalhadores que nele se revêm. Consultar caderno reivindicativo

Iniciativa Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes", no âmbito da reunião do SNPC no dia 9 de Dezembro de 2020

​

Os Verdes Querem Medidas de Valorização e Dignificação dos Vigilantes da Natureza

Declaração de Apoio ao Manifesto

VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DE VIGILANTE DA NATUREZA

O SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil, associou-se à assinatura da declaração de apoio, promovido pela Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza.

​

O SNPC- Sindicato Nacional da Proteção Civil, conhecedor do documento “Valorização da carreira de Vigilante da Natureza” deseja, através do presente manifesto, comunicar o seu apoio às legítimas reivindicações dos Vigilantes da Natureza, reconhecendo que estes profissionais são imprescindíveis para a proteção do nosso património natural e apelando ao Governo para que sejam instituídos os mecanismos técnicos, financeiros e jurídicos que garantam a valorização da profissão.

Continuaremos a luta pela concretização das justas reivindicações dos Vigilantes da Natureza.

Ver manifesto

Nota de Imprensa

O SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil e a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) manifestam a sua indignação pelo total abandono a que a carreira de Vigilante da Natureza tem sido votada, pelos sucessivos governos desde 1999, abandono que se manifesta no incumprimento do Decreto-Lei nº 470/99, de 6 de Novembro, que permanece por regulamentar e implementar mesmo em questões tão banais relacionadas com as condições de trabalho, como sejam o vestuário de proteção, meios de comunicação, meios de transporte, formação profissional e treinamento, uso e porte de arma, número reduzido de efetivos e horários de trabalho. Ler mais

Comunicado Conjunto SNPC - APGVN

O SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil e a APGVN - Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, congratulam-se com a abertura do concurso interno para Progressão na Carreira de Vigilante de Natureza, anunciado pelo Presidente do Conselho Diretivo do ICNF.

É de realçar que os Vigilantes da Natureza estão convictos de que com este interesse por parte do ICNF em valorizar estes profissionais, é um primeiro passo para que se possa efetuar diligências para que a tão ansiada revisão da carreira tenha lugar com a maior brevidade possível. Estamos convictos de que isso acontecerá até porque não podemos continuar estagnados à espera de que a carreira seja valorizada. Ler mais