Sapador Florestal

Para uma floresta valorizada, uma Carreira reconhecida!

Esta frase é em absoluto irrefutável. É reconhecido o trabalho e o esforço destes profissionais, que de Norte a Sul do País, todos os dias, de manhã à noite, seja em Associações Privadas ou em Entidades públicas, dão o seu melhor, em múltiplas funções, para defenderem a nossa floresta e os bens de cada um.
Neste sentido, é de elementar justiça, as reivindicações feitas em várias reuniões que fomos fazendo com estes profissionais.

Nota de Imprensa

Dia Nacional do Sapador Florestal – Lutar e Resistir

Em 1999 nasce o programa de Sapador Florestal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), passando-se a comemorar a 21 de maio o Dia Nacional do Sapador Florestal.

O SNPC - Sindicato Nacional da Proteção Civil assinala estas comemorações durante todo o mês de maio, sobe o lema “Dignificar e Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores”, que junta à luta pela concretização da Carreira e do Estatuto Profissional, que reconheça a profissão de Sapador Florestal, que ajuste os salários ao trabalho executado durante todo o ano, seja em ações de silvicultura preventiva seja na prevenção e combate a incêndios rurais, e que seja atribuído o suplemento de penosidade e insalubridade como profissão de risco e de desgaste rápido.

Ler na integra

Jornada de Luta Nacional
Dignificar e Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores

O SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil têm vindo acompanhar a situação dos Sapadores Florestais que de norte a sul do país, sejam em Associações Privadas ou Entidades Públicas, executam diariamente um papel importante na defesa da floresta em Portugal. Ler mais